Tecnologia inclusiva faz crianças sorrirem
A cada dia surgem mais tecnologias trazendo novas formas de diversão, entretenimento, educação e estimulo ao desenvolvimento das crianças de toda as idades.
Mas milhares de crianças no mundo tem algum tipo de deficiência motora, dificultando o uso dos brinquedos, dos tradicionais aos mais modernos. Isso aumenta ainda mais a dificuldade para ter acesso aos brinquedos e atividades.
Mas e se esta criança tiver alguma deficiência motora? Com os movimentos reduzidos ela terá dificuldades para brincar e se desenvolver. Em poucos casos podemos mudar a situação que a criança se encontra, não é mesmo? Mas porque não construir formas de melhorar seu dia a dia?
E se existisse algo, que conseguisse entender os movimentos destas crianças permitir o uso dos brinquedo tradicionais?
A Olivas, startup focada em lançar equipamentos para tecnologia assistiva, adaptou um brinquedo e o conectou ao PENSO.
O produto consegue entender os movimentos que a criança é capaz de realizar, traduzindo para o brinquedo tradicional da forma como ele foi programado. A adaptação do brinquedo tradicional é simples e pode ser realizada por qualquer pessoa com conhecimentos básicos em eletrônica.
A proposta é transformar o sistema em um hardware aberto, ou seja, permitir que ele seja produzido, adaptado e melhorado para adquirir novas funções por qualquer pessoa do mundo. O projeto e todas as suas informações estará disponível para todos.
Como na foto em destaque, a criança poderá brincar e se desenvolver! Veja a imagem e imaginem que legal!
Com essa proposta, a empresa espera contaminar e incentivar cada vez mais dispositivos eletrônicos que façam as pessoas sorrirem.
* Matéria e imagens retiradas do site Casa Adaptada (Acesse aqui)
Sem nenhum comentário