2 de Abril: Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007.
Mas, para que “celebrar” o dia do Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
A ONU justifica que a data tem o intuito de alertar a sociedade e os governantes sobre o TEA, ajudando a derrubar preconceitos e para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que estima-se que afeta cerca de 2% da população mundial.
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem em várias cidades. O objetivo é o mesmo em todo lugar: ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com o transtorno.
Mas, há o que se comemorar?
Estamos num processo cada vez mais sólido sobre a conscientização. Mas, só ela não basta. Precisamos de AÇÃO.
– AÇÃO para acontecer a inclusão de pessoas com autismo em todos os ambientes sociais (acesso à escola/universidade, mercado de trabalho).
– AÇÃO para acolher os adultos com autismo que foram negligenciados por anos pelo poder público e não têm para onde ir quando a família faltar.
– AÇÃO para criar um sistema de mapeamento dos autistas no país (quem são, onde estão, quais sua comorbidades, onde têm acompanhamento…).
– AÇÃO para tratar com respeito e dignidade as pessoas com autismo.
– Ou seja, AÇÃO para que as muitas leis existentes sejam colacadas em prática.
Na minha visão, essa data também deve chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com autismo. Elas possuem tantas outras características quanto as demais pessoas, ou seja, o TEA não as define. É muito importante que todos saibam que cada pessoa com autismo também tem preferências, potencialidades, personalidades e vocações diferentes. É claro que esse diagnóstico traz uma série de peculiaridades aos indivíduos, em destaque no seu comportamento e na maneira como interage com as pessoas e como responde a estímulos.
Vamos olhar a pessoa e não o autismo – esse é o meu convite para a sociedade!
Sugestões de temas, enviar para: fernandacavalieri@gmail.com
Conheça a Associação Fortaleza Azul – FAZ: facebook.com/fazbrasil – instagram.com/fortalezaazul
3 Comentários
Exatamente assim Fernanda. Mais um ótimo texto e direto ao ponto. Parabéns!
Nós, familiares, conhecemos exatamente essa realidade. Obrigada por acompanhar a coluna. Abraços!
Interessante e esclarecedor este artigo abordando o Dia Mundial do Autismo já que este tema é amplo e tem gerado muitas inquietações. Parabéns pelo tema abordado!
No link abaixo encontramos também a definição e as características do Transtorno do Espectro Autista.
https://aeducacaoespecial.com.br/autismo-o-que-e+107341