Menina surda de 10 anos fica encantada com óculos de legendas
A tecnologia continua evoluindo e continua surpreendendo a todos na sua capacidade de facilitar a vida de milhões de pessoas. Um exemplo disso são os óculos Hearview, criado para atender às pessoas com deficiência auditiva. Sim, pode parecer estranho um par de óculos auxiliando pessoas surdas, mas não é. Os óculos Hearview possuem um sistema de transformar a voz das pessoas em legendas, que são transmitidas nas lentes, para o usuário. Assim, a pessoa surda lê o que estão lhes falando.
A norte-americana Kendyl Pool, 10 anos, é uma dessas usuárias que tiveram sua vida transformada por completo. A garotinha do Estado do Colorado nasceu profundamente surda e, na sua primeira década de vida, se comunicou com as pessoas através da Língua Americana de Sinais (ASL). O fato mudou quando sua mãe, Bri Pool, viu uma postagem dos óculos na rede social Tiktok e decidiu adquiri-los para a filha.
“Kendyl nem sabia que isso existia, então, quando ela os colocou e eu comecei a falar, ela ficou completamente chocada”, disse Bri. “Ela ficou simplesmente impressionada, até chorou um pouquinho, porque não conseguia acreditar que estava vendo o que eu estava dizendo bem na frente dela”, completou a mãe ao SWNS, grupo de mídia do Reino Unido. O produto foi comprado pelo valor de U$ 1.500 (aproximadamente R$ 8.250, em cotação atual).
Os óculos de legenda se conectam via Bluetooth a um aplicativo que usa tecnologia de reconhecimento de voz para transcrever palavras faladas em uma pequena tela embutida nas lentes. Eles não só permitem que Kendyl acompanhe as conversas com mais facilidade, como também a ajudam a praticar a fala, testando se suas próprias palavras aparecem corretamente na tela.
“Ela não consegue se ouvir falando, então usa os óculos para verificar se está pronunciando as palavras corretamente”, disse Bri. “Ela diz ‘Mãe, mãe, mãe’ e espera para ver se aparece. Quando aparece, ela fica super animada”. Os óculos já deram a Kendyl um enorme impulso de confiança, permitindo que ela participe de mais atividades sociais e se comunique com pessoas que não conhecem a Língua de Sinais Americana. Os óculos também armazenam conversas no aplicativo, o que significa que Kendyl pode revisar discussões importantes mais tarde, como instruções de seus professores ou médicos.
“Por muito tempo, as legendas em TVs ou dispositivos eram imprecisas ou lentas, dificultando a compreensão plena do que estava sendo dito por pessoas surdas”, disse Bri ao veículo de comunicação em inglês SWNS. “Mas eu mesma testei esses óculos falando rápido e tentei frases diferentes, e eles são incrivelmente precisos”. “Este é um grande passo para a inclusão. Estes óculos proporcionam acesso total às conversas em tempo real, e isso muda vidas”. Neste link, você tem um vídeo de Youtube mostrando os óculos em funcionamento. Porém, em inglês.
Sem nenhum comentário