Parque aquático para pessoas com deficiência será aberto nos EUA
Se molhar com jatos d’água faz a diversão das crianças, mas aquelas com algum tipo de deficiência muitas vezes eram impedidas de brincar. Não mais. O Morgan’s Wonderland, em San Antonio, no Texas, inaugura neste sábado o primeiro parque aquático do mundo totalmente adaptado às necessidades das pessoas com deficiência.
— O Inspiration Island não é um parque de necessidades especiais, é um parque de inclusão — disse Gordon Hartman, fundador da Fundação The Gordon Hartman Family, que desde 2005 investe em projetos que beneficiem a comunidade de pessoas com deficiência, incluindo o parque aquático. — Ele foi projetado com foco nas pessoas com necessidades especiais e construído para a diversão de todos.
Antes da abertura oficial, grupos foram convidados para testarem todos os equipamentos, de forma a garantir que todas as atrações possam ser aproveitadas por todos os visitantes.
— Nosso objetivo é fornecer uma experiência ótima num ambiente inclusivo, seguro e confortável — completou Hartman.
O parque aquático ocupa uma área de 32 mil metros quadrados e recebeu US$ 17 milhões em investimentos. Entre as atrações, estão um passeio de barco por um rio com tema tropical e cinco áreas com brinquedos, como gêiseres, canhões e cortinas d’água e pequenos escorregas.
Na recepção, espaços amplos permitem que os visitantes troquem as suas cadeiras de roda pelas do parque. Existem três tipos de cadeiras de roda à prova d’água. Uma delas, movida a ar comprimido, foi criada para atender pessoas que usem cadeiras motorizadas. Um outro modelo é para pessoas que precisam ser empurradas e um terceiro modelo é para os visitantes que conseguem se mover sozinhos.
— O Morgan’s Inspiration Island se concentra na inclusão e convida visitantes com necessidades especiais a fazer coisas que eles pensavam que estavam além de suas capacidades — disse Hartman. — Aqueles com ou sem deficiências, incluindo pessoas em cadeiras de rodas, visitantes com deficiência visual ou auditiva e até visitantes com respiradores, podem brincar lado a lado.
O projeto foi desenvolvido com apoio de médicos, terapeutas, professores, cuidadores e, claro, as próprias pessoas com deficiência. A inspiração para o parque vem da filha de Hartman, Morgan, uma jovem de 23 anos com necessidades especiais.
— Nós decidimos batizar o parque como Morgan’s Inspiration Island porque Morgan verdadeiramente foi a catalizadora de todos os projetos que criamos para ajudar a comunidade de pessoas com deficiência — contou Hartman.
NOTA DO BLOGUE: É por iniciativas dessas não existirem no Brasil que afirmamos ser, extremamente, necessária e urgente uma campanha de fortalecimento da cidadania em nossa sociedade. Somente assim, as pessoas com deficiência deixarão de ser invisíveis e serão lembradas pelas políticas públicas.
* Essa matéria nos foi sugerida pela fisioterapeuta Camila Napoleão, a quem agradecemos.
** Texto e fotos do site do jornal O Globo (acesse aqui)
Sem nenhum comentário